Jacó e Esaú (Gênesis 25, 27, 28)

sexta-feira, outubro 18, 2013






















Isaque filho de Abraão cresceu e casou se com Rebeca.Depois de alguns anos de casamento Rebeca estava tendo dificuldades para ter filhos,então Isaque pediu a Deus para que Deus desse filhos a eles, e o senhor respondeu em oração e disse que ele teria gêmeos e assim aconteceu. As duas crianças se mexiam muito na barriga de Rebeca.Deus disse  que eles eram assim porque cada um seria o rei de países diferente,e que o mais novo seria o mais importante.  
   
            O que saiu da barriga primeiro foi chamado de Esaú ele era ruivo e muito cabeludo e gostava de caçar e acampar esse era o preferido de Isaque. Jacó nasceu por ultimo ele era bem tranqüilo e mais caseiro e como ele ficava mais em casa era o preferido de Rebeca.      A tradição da época e que o mais velho seria o mais importante tendo maior parte na herança e outros privilégios além de ser o mais velho o seu pai gostava mais dele.     Só que Deus tinha prometido que  Jacó seria o mais importante.Deus tinha escolhido a ele.    
Diz a bíblia que um dia Esaú chegou da caça com muita fome e Jacó estava com uma comida deliciosa prontinha.e ele falou para o irmão que se lhe desse a ele o direito de ser o irmão mais velho ele lhe daria aquela comida.Esaú pensou estou com tanta fome que não vai me servir a primogenitura se eu morrer de fome. Nesse momento errou Esaú que vendeu sua primogenitura, e Jacó que não acreditou no que Deus disse que ele seria o mais importante.nenhum dos dois quis esperar. A bíblia não fala o que aconteceu depois disso mas acredito que  Esaú não cumpriu sua promessa vendo que seu irmão tinha se aproveitado de um momento de fraqueza,isso é feio,mais Esaú o perdoou.  
 O tempo passou e Isaque ficou velho e cego ele pediu que Esaú caça- se um animal e cozinha-se uma comida para ele.Só que a Raquel esposa dele ouviu e quando Esaú saiu para caçar, Raquel preparou Jacó pra se passar por Esaú.Jacó estava com medo do seu pai descobrir a farsa e invés de conseguir a benção do irmão ele ser amaldiçoado,mas a mãe dele falou pra ele a obedecer e ela acreditava tanto que daria certo que falou que se Isaque viesse a amaldiçoar que a maldição viria para ela,eles acreditavam muito no poder das palavras.  
  Os irmãos eram gêmeos mais os dois eram totalmente diferentes também fisicamente, então pra se passar pelo irmão Jacó teve que colocar pele de animal e as roupas que tinham o cheiro se Esaú. Isaque tocou em Jacó e achou estranho mais abençoou o filho"A gente não consegue enganar nossos pais as vezes eles deixam ser enganado".    
Quando chegou Esaú e foi falar pai já fiz o que o senhor mandou me abençoa o pai descobriu na hora e contou para Esaú ele disse me abençoa também e ele disse que não poderia  ele saiu bravo atrás de seu irmão.Rebeca mais uma vez interferiu dessa vez enviou Jacó para a casa de seu irmão até que ele ficasse mais calmo.   Durante a viagem ele sonhou com Deus que disse que estaria com ele por onde ele fosse e que cumpriria todas as promessas que foram feitas a ele e a seus pais.Jacó pediu a Deus que não o deixa-se passar fome até  voltar pra casa do seu pai,e prometeu que acreditaria mais no Senhor e tudo o que ele viesse a ter ele daria o dizimo.   
       Desenvolvimento
     Podemos também aprender com essa história a não trocar o agora pelo depois.     Aproveitei o assunto  família para  conhecer um pouco da vida familiar  de meus alunos    Você é  o que na sua família por exemplo eu sou   a do meio de três irmãs uma vez eu troquei com minha irmã mais nova pra eu voltar a ser mais nova.
observação:  De espaço para responderem e contarem da sua infância.


       Jacó Esaú e Rebeca erraram muito e essas brigas todas acabou por separar a família deles.Deus deixou que tudo isso acontece se para que eles aprendessem. Jacó teria que aprender a confiar em Deus e Rebeca a não fazer com que as coisas aconteçam do jeito que ela quer e sim do jeito que Deus quer. Esaú teria que aprender a perdoar e a não trocar a bênçãos que ainda ia acontecer pelo o momento.     Infelizmente algumas coisas nos só aprendemos errando  então se você  fizer algo errado na escola ou em casa o importante e  aprender não fazer mais e pedir desculpa. Se você errar  e ninguém ver mesmo assim peça  desculpa pra Deus  se  realmente estiver arrependido.



     Quem é a mais velha aqui.?como é tem mais quantos irmãos.     Eu sempre achei difícil pra minha irmã que ele não sabia como viver então ela errava muito e os erros atrapalham muito a nossa vida.Nós não freqüentávamos igreja ai que ficava difícil.      Muitas vezes fazemos tudo o que os amigos estão fazendo ou mandam, mais a maioria das vezes eles não fazem o que é certo e nem sempre querem o nosso bem.     Quem é a do meio? Eu tinha amiga que também era do meio e nos achávamos que nossos pais se esqueciam de nós.     Eu também não sabia como fazer as coisas mais eu via quando minha irmã errava então era só fazer diferente do que ela tinha feito então era mais fácil de acertar.    Já as mais novas são mais bonitinhas pequenas eles cutucam o mais velho e quem é chamado atenção é o mais velho.Mais não é tudo bom ser muito protegido por que eles  aprendem tudo mais divagar,minha irmã mesmo. ela sempre tinha que ir pra escola com alguém a escola dela era do lado de casa.Já quando eu era pequena a escola era longe e eu e minha irmã mais velha íamos sozinhas.    Quem e filho único igual Isaque às vezes são ruins porque a pessoa é um pouco só porque agente até tem amigos mais não é como ter um irmão porque o irmão ta com agente em momentos que ninguém mais vai estar. Mais para quem é filho único você não está sozinho porque Deus esta contigo ele é seu amigo que vai estar o tempo todo ao teu lado.   Cada membro da família esta ali porque Deus quer. Sendo o mais velho ou o mais novo  temos um papel importante pra desempenhar na família ,temos algo a ensinar ou aprender.

You Might Also Like

0 comentários

Seu comentário é muito importante, retribuo visitas e cometários.

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images

Uma foto no Flickr
Uma foto no Flickr
Uma foto no Flickr